Com o tema 'transgredir e transar direitos', 26ª Parada Livre de Porto Alegre espera 150 mil pessoas no Parque da Redenção
09/12/2023
(Foto: Reprodução) Evento gratuito ocorre neste domingo (10) na Capital do Rio Grande do Sul. Estão previstas na programação mais de 30 atrações culturais, orientações sobre serviços públicos para a comunidade LGBTQIA+ e a Marcha da Parada. Apresentação durante a 25ª Parada Livre em Porto Alegre
Parada Livre de Porto Alegre/Divulgação
A Parada Livre de Porto Alegre chega à 26ª edição em 2023 com o objetivo de mobilizar não só a Capital do Rio Grande do Sul no domingo (10), mas todo o estado. E não é para menos: a organização espera pelo menos 150 mil pessoas na região do Parque da Redenção. Caravanas de cidades das regiões da Fronteira Oeste, do Sul e do Litoral confirmaram presença.
Para atrair tanta gente, conta com uma programação cheia, que vai das 12h às 22h (confira abaixo).
Estão previstas mais de 30 atrações culturais, com apresentações de DJs, cantores e drag queens; orientações sobre serviços públicos disponíveis para a comunidade LGBTQIA+; contato com Organizações Não Governamentais (ONGS) e coletivos; e a Marcha da Parada.
A Marcha da Parada "promete ser histórica", de acordo com Priscilla Leote, uma das organizadoras. Ela vai contar com nove trios elétricos. A partida é da Avenida Setembrina, dando a volta por todo o Parque da Redenção.
"Vai ser um dia de luta festivo", conta.
De luta, pois, neste ano, a data da Parada Livre coincidiu com outra, que também é celebrada pela comunidade LGBTQIA+: o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
"A gente só vai ser livre quando todas as minorias forem livres", afirma Priscilla.
Ela diz que esse foi um dos motivos da escolha do tema da Parada Livre deste ano: "Transgredir e Transar direitos para todes".
"Somos o país que mais mata as pessoas trans no mundo. Nós temos direitos iguais aos de todas as pessoas. Não se pode ter a perspectiva de que somos diferentes, anormais", explica Priscila, concordando que o tema é polêmico, mas precisa ser assim para colocar em evidência a pauta da comunidade.
A Parada Livre de Porto Alegre é um evento gratuito. Vinte entidades civis trabalham desde março para que ele se torne realidade. Conta com o apoio da prefeitura da cidade e do governo do estado, mas a maior parte dos recursos é fruto de ações das entidades.
Público durante a 25ª edição da Parada Livre de Porto Alegre
Parada Livre de Porto Alegre/Divulgação
Programação
12h – Abertura
12h às 16h – Rua dos Direitos (atrações culturais, orientações sobre serviços públicos, contato com ONGs e coletivos de Porto Alegre)
16h – Início da marcha
22h – Encerramento das apresentações
25ª edição da Parada Livre de Porto Alegre
Parada Livre de Porto Alegre/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS