Desafio Farroupilha: coreógrafos montam a 'dança da gratidão'
08/12/2023
(Foto: Reprodução) Em sua 9ª edição, reality de danças tradicionais gaúchas da RBS TV faz homenagem a voluntários que fizeram resgates, doações e auxiliaram na reconstrução de cidades atingidas por ciclone no Vale do Taquari Desafio Farroupilha: coreógrafos começam a criar a Dança da Gratidão
No terceiro episódio do reality de danças tradicionais gaúchas da RBS TV, o Desafio Farroupilha mostrou o processo de criação da coreografia que faz homenagem a voluntários que fizeram resgates, doações e auxiliaram na reconstrução de cidades atingidas pelo ciclone no Vale do Taquari, em setembro. Assista ao episódio acima.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A dança, criada pelos coreógrafos Juarez Paiva, Éderson Vergara e Gilmar Caetano Rocha, será executada pela invernada adulta do CTG Giuseppe Garibaldi, de Encantado. E se inspira nas histórias de heroísmo dos gêmeos Luis Henrique e o Luis Eduardo, de Muçum, e do empresário Sérgio Benini, de Roca Sales, que fizeram resgates de barco.
A proposta da dança é mostrar os dois momentos enfrentados pelos moradores: o primeiro, de tristeza, destruição, e outro, de renascimento, de voluntários que estenderam a mão. Nesse sentido, vai ser criada uma alegoria simbolizada por um barco que vira Cristo. O escultor Marcos Datsch, de Lajeado, auxilia na tarefa.
Coreografia foi criada para homenagear voluntários que atuaram no Vale do Taquari após a passagem do ciclone, em setembro
Reprodução/RBS TV
"Vai a transformação numa tragédia, numa esperança e fé, disse o escultor.
A escultura será montada com destroços da enchente, a serem recolhidos pela equipe do desafio, tarefa que será mostrada no próximo episódio, na sexta-feira (15). Neste capítulo, vai aparecer um elemento que trará ainda mais emoção ao reality: em um caminhão cheio de entulhos, os coreógrafos descobriram um violão todo quebrado. De quem será?
A coreografia será o destaque do último episódio do reality, a ser exibido no dia 23 de dezembro. A música-tema da dança será composta pelo músico João Lucas Joca Cirne, com interpretação da dupla César Oliveira & Rogério Melo, acompanhados de um coral formado por vítimas. Na plateia, estarão 150 voluntários do Vale do Taquari.
Assista ao primeiro episódio
Assista ao segundo episódio
VÍDEOS: Tudo sobre o RS